terça-feira, 27 de abril de 2010

Salas de cinema míticas de Paris...



É uma pena, mas descobri tarde demais a existência de uma sala de cinema mítica, de estilo néoegípcio em Paris: o Louxor. Digo tarde demais porque a sala vai ser renovada e só reabrirá em 2013.



Construído em 1920 a sala foi fechada nos anos 80 e transformada em boate, nos últimos anos ela estava totalmente abandonada.

Apoiado por associações de defesa do património, a sala acabou sendo comprada pela Câmara municipal de Paris em 2003, por 1,3 milhão d' euros, e graças a isso em 2013 o Luxor revevirá e se tornará uma sala de arte e ensaios. O novo Luxor promete uma programação atípica! A restauração deve seguir o projeto da construção original. Grandes mastros serão reinstalados sobre a fachada e, no interior, mosaicos, frescos, falsos mármores e estátuas de faraós serão restituídos.




Outra descoberta que eu fiz sobre salas de cinema alternativas em Paris foi o "La Pagode". Com seu jardim oriental e arquitetura digna dos templos japoneses o cinema Pagode surpreende quem passa pela Rue de Babylone. Ele é um verdadeiro perfume do oriente em Paris!


A sala foi construído em 1895, sobre as ordens de um antigo director do Bon Marché, que queria oferecer a linda construção de presente à sua mulher. No início o Pagode era palco de grandes bailes e festas temáticas orientais, só em 1930 ele foi transformado em cinema, que compreende duas salas: a principal é batizada de espaço japonês, devido aos seus muros e o seu teto ricamente decorados, a segunda, mais pequena, foi construída no subsolo, em 1973.

Mas o lugar não deve a sua fama aos seus ares exóticos: desde os seus inícios, o cinema é conhecido pela programação de qualidade. Cada semana, são dois filmes em cartaz, em versão original ( que em Paris as vezes pode não ser tão evidente assim! Sim, eles assistem filmes dublados no cinema!!!). No Pagode pode-se ver filmes de Woody Allen, Pedro Almodovar, Emir Kusturica, Gus Van Sant ou ainda talentosos jovens diretores. O Pagode, que é classificado como monumento histórico, também aguarda para ser inteiramente restaurado.

La Pagode - 57 Bis Rue de Babylone 75007 Paris - 09 62 23 05 33

Nenhum comentário: