domingo, 21 de março de 2010

Praga... A cidade das 100 cúpulas!


Estava super ansiosa pra conhecer Praga pois a grande maioria das pessoas me falavam que era simplesmente a cidade mais linda da Europa. Realmente é muito bonita e repleta de história, com muitos monumentos e prédios originais - Praga quase não foi atingida pela guerra. Atualmente é um dos princpais centros culturais da Europa e oferece uma deliciosa descoberta aos seus visitantes!

Bom, pra começar estava um pouco apreensiva pelo fato de estar sozinha numa cidade onde não sou capaz de entender e nem adivinhar uma placa de trânsito! O tcheco é realmente impossível! Até o alfabeto é diferente do nosso! Pra mim o maior problema que isso acarreta é ser obrigada a comer em restaurantes mais turísticos, onde o menu vem em tcheco mas também em inglês e pode-se saber a diferença entre frango e rabo de porco!!! Um exemplo da língua tcheca aí em baixo... no saquinho para recolher as sujeiras dos cães que fica disponível nas ruas. Exemplo de cidade civilizada! (Bem que os parisienses poderiam copiar essa idéia!).



Bom, então vamos ao que interessa... Minhas impressões sobre Praga. Como já mencionei antes, achei surpreendente estar numa cidade que conseguiu escapar da destruição da Segunda Guerra Mundial e que oferece uma riqueza única de estilos arquitetônicos: romano, gótico, barroco, rococó, art nouveau et até mesmo cubista (na foto abaixo o exemplo de um prédio cubista).


Bom, além de ser conhecida pela “cidade das 100 cúpulas”, Praga também é famosa pela sua rica programação cultural. Isso eu também achei muito impressionante! A cada esquina tem alguém divulgando uma ópera ou concerto que vai acontecer em alguma igreja, biblioteca, museu ou qualquer outro espaço da cidade. Eu que nunca tinha assistido uma ópera aproveitei a oportunidade e assisti uma no Museu Nacional, que é divino. Foi muito emocionante, amei! Além do mais era um “extrait” da ópera Don Giovanni, de Mozart, que teve a sua estréia alí mesmo, no Museu Nacional, no ano de 1883. Uhhhhh!!!!

A gastronômia é bem rica, calóricamente falando! Não brincadeira, mas digamos que está mais para uma cozinha alemã que francesa! Eu tomei muita cerveja, é claro! Que é famosa por ser uma das melhores do mundo. Comi goulash no pão, salsichas e carnes com molhos deliciosos. Recomendo o restaurante U PINKASU, que é um pub/restaurante com ótima Pilsner Urquell. E tem um terraço bem gostoso e popular no verão. Situadao há apenas alguns passos da estaçao de Mustek e a Praça Venceslau. Eu comi uma sobremesa que era divina... Era uma espécie de torta e tinha um gostinho de mel... Mas não lembro o nome...



Outra dica que eu recomendo e que eu fiz porque estava sozinha é o “Free Walk Tours”. Não estava esperando muito, afinal era free, hehehe, mas foi bem legal, valeu a pena, a guia mostrou um monte de coisas legais e só tinha galera jovem! E deu pra ter uma idéia geral da cidade e do que visitar e fazer.



Seguindo a dica da guia eu fiz a visita do famoso bairro judeu, o Joseftadt, onde fica o cemitério e sinagoga do século XII. Vi uma exposição que exibia desenhos feitos pelas crianças judias em campos de concentração. Emocionante. A visita da Sinagoga Espanhola é obrigatória! Linda demais. Posto aqui uma foto da internet pois era proibido tirar fotos dentro da Sinagoga.


Abaixo a famosa Ponte Saint Charles, cheia de turistas e artistas!


O cemitério judeu.


A maravilhosa Ópera de Praga.


O museu do Comunismo, localizado entre o Mc Donalds e um cassino!!!!


O Castelo de Praga, uma das construções mais importantes da cidade. Foto by internet!


O Museu Nacional.

A famosa estátua em homenagem ao ilustre habitante da cidade: Franz Kafka. Essa estátua é baseada em uma descrição de Kafka.


A diversa e rica arquitetura de Praga.






Praga, o coração da Europa, pulsa forte com sua história e belezas!

Nenhum comentário: