domingo, 29 de novembro de 2009

Sapori e sole em Verona e Lago di Garda!

Em maio de 2009 fui com um grupo de amigos para o norte da Itália. Mais precisamente Verona e a região do lago de Garda. Fiquei impressionada com as paisagens e a beleza da região! Muito lindo! E foi sem dúvidas onde eu melhor comi em toda minha vida!!! Tinha ficado totalmente decepcionada quando fui a Roma, Firenze e região da Toscana, não comi nenhuma pasta italiana maravilhosa e tampouco a melhor pizza do mundo. Mas claro que tudo muda quando se vai com um “local”!



A viagem foi toda organizada por um amigo italiano e um amigo do amigo (o Marco), que mora na região. Ou seja, ele conhecia não só os restaurantes como os donos dos restaurantes. Por isso fomos muuuuito bem tratados por onde passamos! Só pra dar uma idéia, teve um restaurante que o chef fez questão de improvisar um "pout-pourri" do menu de entradas e sobremesas, só para nos fazer experimentar de tudo um pouco! Delizia!

A viagem foi sensacional, proporcionou calor, sol, banho de lago e sensação de estarmos na praia e no verão nas cidadezinhas em torno do Lago di Garda, mas também frio e neve no topo do Monte Baldo! E foi muito bom porque eu não organizei, planejei e nem pesquisei nada pois sabia que alguém ja tinha feito isso por mim! Hehehe! Então foi surpresa e descoberta total!



Alugamos um carro no aeroporto de Bergamo e nossa hospedagem era na cidadezinha de Sandra. Ao todo passamos 4 dias, percorremos 600 km (o tour do Lago di Garda leva pelo menos 200Km) e visitamos 14 cidades (Verona, S. Martino Buon Albergo, Malcesine, Limone, Riva del Garda, Garda, Bardolino, Lazise, Borghetto, Valeggio sul Mincio, Peschiera del Garda, Castelnuovo, Sirmione e Desenzano).
 
No primeiro dia visitamos Verona que tem uma história que vem desde os tempos romanos, quando seu território era disputado por diversos países europeus. Além disso a cidade tem uma das mais bonitas arquiteturas romana, românica, gótica e renascentista. E fora isso tudo... o que Verona tem de mais famoso? Romeu e Julieta, é claro! A peça escrita por Shakespeare (inspirada num conto italiano de Masuccio Salernitano) se passa na cidade de Verona, e é la que fica a casa e o famoso balcão da Julieta. Hoje os apaixonados deixam bilhetinhos e recadinhos grudados com chiclé, ou escritos diretamente nas paredes da entrada da casa! É muito engraçado!
 
 
Outras atrações de Verona são o piazza Brà, via Mazzini, Piazza Erbe, via Sottoriva, Castelvecchio, Teatro Romano, etc.. Foi neste dia a noite que fomos no restaurante onde o chef nos fez provar um pouco de tudo! Como entrada: polenta, mozzarela de bufala, proschiutto, salada, salami... E como prato, risotto ao vinho e nhoqui de trufas (olhem a foto do nhoqui, não tem nada a ver com o que conheçemos!!!). E as sobremesas... Hummmmmmm!!!

  


Não preciso comentar que a média era de 3 sorvetes por dia!!! Ahhh e nossos “apéros” eram sempre regados à muito Spritz! A bebidinha tipica da região! Uma delicia!


SPRITZ:
2 oz. Prosecco
1 1/2 Aperol Orange Liqueur
1 dash(es) Soda or Seltz


Segundo dia seguimos rumo à Malcesine, pegamos um teleférico até o Monte Baldo (2.000 metros de altitude). A paisagem é linda, a neve ainda estava la e fazia frio!


De Malcesine, que é uma cidadezinha muito bonitinha, pegamos um barco para Limone, que como o nome ja diz tem limões incriveis! Como eu nunca tinha visto na minha vida! Primeiro que eles são gigantes, parecem mais melões! Gigantes, lindos e quase fluorescentes de tão coloridos!
De Limone pegamos outro barco e fomos para Riva del Garda. Esses 2 passeios de barco também foram geniais! Da pra ver a paisagem de outro ângulo, e fica tudo ainda mais lindo!

Rive del Garda é outra cidadezinha cheia de charme. Mais um apèro com Spritz! Ahhh, é muito bom que la na Itália (ou ao menos nessa região) quando você toma um aperitivo eles trazem varias comidinhas pra acompanhar! “Ça change” dos amendoins e pipocas velhas de Paris!!! Nesse dia a noite fomos ao restaurante Foci da Rita, um ambiente super acolhedor e uma comida MARAVILHOSA, só para variar! O fato é que na Itália a comida não só é boa, como é em grande quantidade! Provamos a famosa “Carne salà”, que a tradução seria uma carne salgada, uma delícia, e muuuuuitas outras coisas!






No terçeiro dia visitamos diversas outras cidadezinhas fofas nas margens do lago di Garda. Pegamos muito sol (eu nem sabia mais o que era isso!!!), tomamos banho no lago e comemos muito bem, é claro! A noite fomos para a cidadezinha do nosso amigo italiano Marco onde tava tendo um festival tipico italiano, daqueles bem de cidadezinha pequena, no meio da praça, com banda ao vivo e quiosques vendendo pasta, risotto, tortelline, barbecue, vinho e grappa! Foi pura diversão!



Último dia... Ainda faltava conhecer Sirmione e Desenzano. Uma graça, paisagem linda, e atmosfera meio medieval. Em Desenzano finalmente experimentamos o limão que tanto vimos pela região. Isso mesmo! Comemos limão puro! E pior... é uma delicia, e claro não é forte e azedo como o nosso limão verde!



E... acabou a nossa dolce vita na Italia!!!! Ai, ai...



Albergo Ristorante Al Sole (Hotel onde ficamos)
Via Gen. Zamboni 43 - 37010 Sandra' (VR) - Italia
Tel: +390457596231
Quarto para 2 pessoas com café da manhã: € 55 a diaria


Ristorante “Il Coppiere” (Restaurante do nhoqui com trufas)
37036 San Martino Buon Albergo (VR) via XX
Settembre, 48/B
Tel: 045 8820199

Restaurant Foci da Rita (Restaurante da especialidade da região a “Carne salà”.
Via Grotta Casata Località Tenno n°10
Tel 0464555725

Ciao!!!

Nenhum comentário: