quarta-feira, 7 de julho de 2010

Girls just wanna have fun in Budapeste!!!

Assim como outras cidades da Europa (Praga, Istambul...), Budapeste tá bem na modinha por aqui nesse momento! E porque não unir o útil ao agradável? Passagem easyjet à € 40 + 5 amigas + um destino legal: Budapeste!
2 horas de vôo e voilà, aterrizamos na capital húngara numa manhã fria e nublada de novembro. Do aeroporto pegamos um trem e chegamos na estação Nyugati (do oeste), que foi construída pela companhia de Gustave Eiffel (sim... construtor da torre eiffel). Primeiros contatos com a língua húngara, aquela mesma vibe de Praga... Não entendo bulhufas! Não dá nem pra adivinhar o assunto da conversa, o teor da discussão ou o que indica a placa! Uhhhuuu, assim que eu gosto!

Nosso albergue, escolhido meio na sorte, era o Tiger Tims Place, e por sinal foi uma ótima surpresa. Bem localizado, limpo, acolhedor e o dono, o Tim, era muito legal e simpático! Veio nos receber na porta e dar boas vindas!
Budapeste era antigamente duas cidades: Buda e Peste, separadas pelo rio Danúbio (é o mesmo que passa por Viena, e que corta ainda diversos países antes de desembocar no Mar Negro) e que foram unificadas durante o império austro-húngaro. Mas ainda hoje se faz referencia às duas cidades.

No primeiro dia passeamos por Peste. Primeiro destino: o Mercado Público, pleno de cores e sabores! A famosa paprika está por tudo! Tem uma amarela bem clarinha que o pessoal come de aperitivo, não é forte, uma delícia! Nós almoçamos por lá mesmo, um pratão de goulash mega bem servido e gostoso! É, os hungaros se alimentam bem, principalmente quando se trata de quantidade! Ainda por cima é super barato, 850 forints, mais ou menos € 3,50. Trouxe de lá também o famoso salame Pick, que é uma delícia! Eles também bebem um vinho que eu adorei, o tal Tokaji. Nos rótulos vem marcado o número de "puttonyos" adicionados (varia de 3 a 6). Pelo que eu entendi quanto maior o número, melhor e mais caro o vinho.






De lá fomos explorar a cidade! Beira do Danúbio, pontes, termas... E cada vez mais frio... Acho que subestimei o clima de Budapeste, fui obrigada a comprar mais um casaco!
Nessa época a luz do dia vai embora cedo, pelas 4 da tarde já tá ficando noite. Apesar da cidade ter uma iluminação linda a noite, escurecer cedo é ruim pois significa mais frio e fim dos passeios... Então a gente aproveita pra fazer o que??? Comer, é claro!!! Fomos então provar o chocolate quente do famoso Café Gerbeaud. O café é bem bonito, meio estilo francês eu achei, o chocolate quente é delicioso!







A noite fomos num restaurante bem simpático, não lembro o nome, o ambiente era bem legal e a comida deliciosa! A Tai encarou um bifão a milaneza sozinha e venceu! Hehehe!!! A sobremesa era divina!



No domingo um lindo dia de sol nos aguardava! Fomos pela beira do Danúbio em direção à Buda. Passamos por uma zona residencial bem chique, imaginamos que deveria ser um dos bairros nobres de Budapeste... Continuamos a pé até a Igreja Matthias, dentro da antiga citadela medieval de Buda. A vista da cidade la de cima é linda! Nessa citadela também fica o Castelo de Buda. Eu provei um pãozinho doce tipico de lá, uma delicia, feitinho na hora então...






Atravessamos a ponte Széchenyi e continuamos a explorar Budapeste... Fomos até a famosa avenida Andràssy, dizem que é a Champs Elysée de lá! Passamos pela Ópera que é bem bonita, entramos só no hall e deu pra imaginar que o interior deve ser lindo!



Caminhamos mais e mais em direção a principal praça da cidade, a Hősök tere, ou Praça dos Heróis, muito bonita, mas o verdadeiro tesouro estava atrás da tal praça... As termas Széchenyi! Já era escuro, mas as termas ficam abertas até 22h. A entrada custava 3100 forints (uns 12 euros). Essa terma tinha piscinas internas e externas. Fazia suuuuper frio, a gente teve que correr do prédio até a piscina, mas depois de entrar na agua a uns 35 graus, é só felicidade! Com certeza foi o melhor programa da trip! Hehehe!!! ADOREI! A sensação de bem estar é muito boa depois de sair das termas. A gente ficava revezando as piscinas, o que significa sair da agua de 35° e correr ao ar livre no frio de 6° para entrar em outra! Hehehe!




Saindo de lá fomos no restaurante Paprika, bem rústico, comida típica e porções bem servidas (como sempre), tivemos oportunidade de provar o Foie Gras húngaro, rien à voir com o francês!

No outro dia saímos cedo para ir embora e na estação de trem ninguém falava inglês para nos informar sobre o trem pro aeroporto, foi um stress so e quaaaase perdemos o avião!
Ufa! No fim deu tudo certo! Findi foi curto e passou voando, mas valeu! Budapeste é uma cidade linda! Testada e aprovada!

P.S. Créditos pra Laura e vááárias informações que eu tirei do post dela lá no blog: http://laura-france.blogspot.com/



Um comentário:

Nice disse...

Adorei, Sabrina!
Eu vi que vocês se alimentaram muito bem em Budapest! Eu estive lá em 2006 e lembro de um sanduíche de salmão que comi no Gerbaud. Uma delícia!
Para chegar na Praça dos Heróis eu utilizei a linha 1 do metrô. É a mais antiga no continente europeu. Construída ainda antes de Paris ter o seu. As estações são muito simples e lindas, logo abaixo do leito da rua. Boas viagens para você!