quarta-feira, 17 de junho de 2009

Holanda Florida!

Depois de muito tempo sem dar notícias aqui estou eu pra atualizar um pouco esse blog!!!! Então!!! Começando pelas viagens!
No feriado do Dia do Trabalho eu aproveitei para fazer uma viagem que há muito tempo eu estava com vontade de fazer. Fui para Holanda, mais precisamente com o objetivo de visitar o famoso parque das tulipas o Keukenhof.
Pela primeira vez eu viajei de ônibus aqui. Eu tinha achado uma passagem muito barata pela Eurolines (companhia que faz praticamente todos os destinos da Europa), fiz o trecho Paris – Rotterdam e levou exatamente o previsto : 6 horas.
Eu cheguei em Rotterdam na quinta a noite bem tarde, fui direto pro albergue. Por sinal, eu fiquei todos os dias e em todas cidades no mesmo albergue : a rede holandesa Stayokay. Excelente qualidade. Recomendo. O preço é um pouco acima da média da Europa, mas o albergue é super limpo, confortavel e tem um café da manhã tri bom !
Na sexta cedinho eu peguei um trem até Leiden e de lá um ônibus até o Keukenhof, que fica na cidadezinha de Lisse. A entrada custa 13,50 Eur, e esse parque so fica aberto 2 meses por ano, na época que os bulbos de tulipa florescem, entre os meses de março e maio. Cerca de 7 milhões de bulbos são plantados anualmente. Além das tulipas que são deslumbrantes, de todas as cores e tamanhos, existem também outros tipos de flores.
Apesar da multidão num dia de feriado o parque é super grande e dá pra andar tranquilamente e aproveitar bem !
É muito engraçado porque logo que tu entra no parque qualquer canteirinho com meia duzia de tulipas te impressiona e geralmente tu ja tira umas 20 fotos só daqueles "míseras " florezinhas!!! Mas isso é porque a gente não sabe o que nos aguarda! É um show de cores e beleza. Algo que so estando lá pra sentir ! Nem as fotos que são maravilhosas conseguem transmitir a beleza do lugar !
Os jardins são plantados por diferentes expositores e há alguns que mostram as "tendências" na jardinagem. Além disso, há alguns pavilhões com arranjos, restaurantes e lojas de souvenir.
No mais é isso, é um parque de tulipas e não ha nada de especial pra fazer, mas eu achei imperdivel, é algo que só se vê lá, unico e especial, por isso pra quem tiver a oportunidade de ir eu recomendo !
Ahhh, esqueci de uma dica… eu comprei o bilhete pela internet, assim evitei uma baita fila na entrada do parque !!!

Bom, fiquei no parque até umas 16hs e segui rumo a cidadezinha de Noordwijk. Eu sabia que era uma cidade meio que no interior da Holanda, mas a cidade era tão pequena e afastada que nem no mapa ela aparecia ! Ainda bem que eu já tinha pego todas as coordenadas de como chegar no albergue, mas mesmo assim tive que pedir ajuda a uns cidadãos locais, o que foi meio complicado devido ao meu nível de conhecimento da lingua holandesa !!! Resumindo que depois de muita mímica eu peguei uma estrada vazia, sem nenhuma orientação, nem sinal de vida num horizonte proximo! Já tava começando a ficar meio com medo de estar sozinha, perdida ali quando faço uma curva e encontro um imenso campo de tulipas diante dos meus olhos !!! FELICIDADE ! Caminhei uns 3 km até chegar no albergue, e essa cidadezinha por sinal é uma PRAIAAAA !!! Praia na Holanda ?! Loucura ! No albergue só tinha familias e o clima era bem legal, mas quase ninguém falava inglês ou francês, fiquei meio isolada ! Dei uma caminhada na praia e cama !

No outro dia segui para a cidade de Den Haag. Ahhhh, importante comentar que o transporte na Holanda é excelente. Preço acessível, trens maravilhosos, rápido, pontuais e que passam com ótima freqüência ! Den Haag é bem legal, mas é uma cidade com mais cara de tempos modernos e cidade grande, com todas lojas de grandes redes (Zara, H&M, C&A, etc..), muito comércio, gente na rua, traim, bus, etc. Mas também, é a terceira maior cidade da Holanda e sede do governo. Passeei descompromissadamente por Den Haag ! Encontrei uma dessas banquinhas de doces tradicionais da Holanda, alguns prédios e monumentos históricos, um protesto de sri lanqueses ( ???), turistas japas e muita gente de bike, é claro!

No domingo e último dia eu acordei bem cedo e fui visitar a pequena cidade de Delf. Bom, domingo, 9 da manhã, chovendo, numa pequena cidadezinha da Holanda, posso dizer que tinha praticamente só eu na rua e nada de interessante acontecendo ! Mas mesmo assim eu adorei Delf ! Eh uma cidadezinha romântica e cheia de canais e pontes bonitinhas ! Andei um pouquinho, comprei uns souvenirs da famosa porcelana holandesa e voltei pra Rotterdam para passar o dia. Roterdam é muito show! Fui num dos museus mais famosos, o “Van Beuningen”, passei um tempão lá dentro viajando nas instalações de arte moderna! Rotterdam é uma cidade extremamente cultural, cheia de galerias, livrarias e eventos legais acontecendo pela cidade. Outro aspecto que difere Rotterdam das demais cidades européias que eu conheço é a arquitetura, que é bem ousada e criativa, com ares de modernidade, o que nos faz pensar um pouco na maneira de ser e pensar tão liberal dos holandeses. Bom, a viagem terminou aqui! Vi uma Holanda florida, de praia, moderna, diversa e única! AMEI!

2 comentários:

DENISE MACHADO disse...

Amei o post, mas estou curiosa pra ver o que vai sair do Marrocos... :)
Bjos!

CRIS GALLELI disse...

já fui nesse parque e demais! só de perto pra saber como e cheio da graça Divina esse lugar! amei! vale a pena voltar!