sábado, 18 de outubro de 2008

Nuit Blanche à Paris

O presente é o mesmo fazem sete anos, mas ele continua fazendo todo mundo feliz!!! A nuit blanche parisiense ilumina Paris e da a possibilidade de perambular pela cidade em busca de surpresas e emoções ! Onde no dia-a-dia o parisiense encontra certezas e rotinas, destinos e chegadas, onde o feio banal se contrapõe ao bonito ancestral, na nuit blanche ele afia a sua curiosidade: o que vai acontecer? De qual forma? Em qual espírito? Paris e arte... uma longa história!

Foi no sábado dia 04 de outubro que aconteceu em Paris a "Nuit Blanche" ou algo como "noite branca"... É uma noite dedicada a eventos de arte que acontecem por toda cidade, de graça, durante toda a madrugada, até a manhã de domingo. Este ano os acontecimentos tinham 3 "pontos" chave: as estações de trem (gares), as torres (como tour montparnasse, Saint Jacques, etc) e as igrejas!

As ruas da cidade estavem lotada, todo mundo a procura de saber o que estava acontecendo! A nuit blanche realmente se utiliza da cidade para fazer arte. As fachadas são as telas, as estações são tranformadas por artistas e se transformam em um estúdio de Bollywood, uma cena de ópera, um estúdio foto ou uma sala de projecção.

Na noite, a arte oferece uma travessia e uma descoberta de Paris através de lugares tão familiares e no entanto ignorados. A atenção do transeunte é solicitada de modo que a poesia e a emoção de Paris ressoem. O espírito da Nuit Blanche é esse, neste momento de divisão, de liberdade, audácia e abertura!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Sabrina, fazia tempo que eu nao vinha aqui olhar seu blog, e vc tb nem escreveu mais muita coisa. (Ufa! rs)
Eu queria so fazer uma pequena correçao, que "Nuit blanche" é passar a noite em claro, sem dormir, e nao noite branca... rs
Um dia eu vou aprender a curtir a vida como vc... beijos, saudade!

Anônimo disse...

é a Denise de Montreal que escreveu...